Banheiro Toré - Projeto CASACOR 2021

Sabrina Gnipper faz sua estreia na mostra assinando o espaço “Banheiro Toré” com um conceito ousado, criativo e acolhedor de 14m², localizado no 6º andar da CASACOR São Paulo, voltado para a proposta de resgatar as origens familiares, as ancestralidades, através de tendências e experiências que surgiram trazendo novas reflexões sobre o morar contemporâneo.

“Com o passar do tempo, o ser humano foi se desconectando de suas raízes, vivendo em um ritmo cada vez mais acelerado, de forma cada vez mais egoísta, desrespeitando a natureza e a si mesmo. Agora, o Homem está doente e a Mãe Terra pede socorro” é com essa reflexão que a profissional define o projeto.

O espaço precisava ser prático e muito bem aproveitado (já que espaço transformado em banheiro era literalmente uma vaga de garagem do Allianz), atendendo todas as necessidades de uso e na escolha de materiais adequados para ajudar na sensação de amplitude. A arquiteta elegeu elementos que fazem referência à ancestralidade e à cultura brasileira, artefatos indígenas e artesanato regional, transitando em perfeita harmonia, além de valorizar a beleza da natureza original do nosso país. Um visual muito bem caracterizado criado de maneira sutil, complementados com os desenhos da artista e arquiteta Maria Emília Rostaiser, as fotografias fine art do artista Melo Bastos e os demais objetos decorativos dando um toque final ao ambiente. Os espelhos orgânicos dentro de troncos de árvore da artista Rosana Ciotta simbolizam a conexão com a natureza e o olhar para dentro de si.
Dentro das cabines sanitárias, quadros com paisagens brasileiras representam janelas que conferem uma imersão à natureza, como um escapismo sensível necessário para promover bem-estar. Um dos quadros traz a imagem de uma GAMELEIRA ou FIGUEIRA, dizem que testemunharam toda a história da humanidade e muitas religiões a respeitam como centro de conexão com os deuses.

Pedras egípcias irregulares revestindo as paredes representam arquiteturas primitivas feitas em pedra, o modo de morar mais antigo da humanidade, além da beleza do que é imperfeito e atemporal, como aborda a filosofia japonesa “wabi-sabi”. As luminárias de diversos modelos em fibras naturais e plantas pendentes em cúpulas de madeira africana fazem uma alusão à diversidade. Já a fachada e as portas das cabines sanitárias são revestidas em sisal, cordas confeccionadas a partir de uma planta típica de regiões semiáridas, que, por ser muito resistente, representa força, além de ser um elemento muito presente no artesanato brasileiro; há também um banco no formato de um tamanduá confeccionado por índios do Xingu: escultura feita a partir de um único tronco de árvore, às vezes com grafismos.

A sonorização do ambiente com sons da natureza e músicas relaxantes, representam a necessidade de equilíbrio. Para fechar o projeto e a estreia com chave de ouro, todos os elementos em madeira do espaço são certificados ou de árvores caídas, além dos objetos decorativos serem artesanais, o que representa meios de produção mais sustentáveis.

“Atrás de mim estão todos os meus ancestrais me dando força. A vida passou através deles para chegar até mim. E em honra a eles eu viverei plenamente.”
Bert Hellinger

Parceiros

Confira as empresas que fizeram parte do projeto

Saiu na Mídia

Inspiração indígena dá o tom em ambiente na CASACOR SP

Em sua estreia na CASACOR SP, a arquiteta Sabrina Gnipper traz reflexões indígenas e do artesanato brasileiro, com um conceito ousado, criativo e acolhedor no espaço de 14m², intitulado “Banheiro Toré”…

Sky planter e artesanato nacional aproveitam os 14 m² do Banheiro Toré

Em sua primeira participação na CASACOR São Paulo, a arquiteta Sabrina Gnipper apresenta um conceito ousado, criativo e acolhedor em apenas 14 m²…

CasaCor estreia em São Paulo em novo endereço

 

Maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CasaCor São Paulo já está aberta ao público. E neste ano está localizada no Parque Mirante…

10 banheiros mais bonitos da CASACOR São Paulo 2021

 São 56 projetos inéditos reunidos no Parque Mirante, anexo ao Allianz Parque, inspirados no tema A Casa Original. Dá para imaginar a dimensão? 

CASACOR SP 2021: 56 ambientes exclusivos em um endereço inédito

 

Após longa temporada de 14 anos no Jockey Club, a maior e mais reconhecida mostra do segmento de arquitetura, decoração, design e paisagismo das Américas…

Casa Cor São Paulo e as novas diretrizes do morar

Com o tema “A Casa Original”, a Casa Cor São Paulo estreia este ano em um novo local: no Parque Mirante, do Allianz Parque. Devido à pandemia, o morar ganhou um novo sentido…

34ª CasaCor SP apresenta ambientes repletos de tendências

Reflexões sobre o morar contemporâneo, a busca pela ancestralidade e o equilíbrio entre passado e futuro são algumas propostas da 34ª edição da CasaCor São Paulo, que traz como tema A Casa Original. 

CASACOR SABRINA GNIPPER BANHEIRO TORÉ

 

Esse piso de pedra merecia cuidados! Mas com SALVAPISO, a obra da arquiteta @arq.sgnipper em @casacor_oficial foi tranquila. E ela criou um banheiro charmoso que é funcional (ou seja, se você for visitar a mostra para se inspirar…

Debut de Sabrina Gnipper na CASACOR SPmeuip

Um novo e inusitado endereço, o Parque Mirante, no complexo de futebol, Arena Allianz Parque, vai ganhar vida e ser palco para hospedar a 34ª CASACOR São Paulo 2021, referência nacional em décor e design e a maior mostra da América Latina.meuip