Sabrina Gnipper faz sua estreia na mostra assinando o espaço “Banheiro Toré” com um conceito ousado, criativo e acolhedor de 14m², localizado no 6º andar da CASACOR São Paulo, voltado para a proposta de resgatar as origens familiares, as ancestralidades, através de tendências e experiências que surgiram trazendo novas reflexões sobre o morar contemporâneo.
“Com o passar do tempo, o ser humano foi se desconectando de suas raízes, vivendo em um ritmo cada vez mais acelerado, de forma cada vez mais egoísta, desrespeitando a natureza e a si mesmo. Agora, o Homem está doente e a Mãe Terra pede socorro” é com essa reflexão que a profissional define o projeto.
O espaço precisava ser prático e muito bem aproveitado (já que espaço transformado em banheiro era literalmente uma vaga de garagem do Allianz), atendendo todas as necessidades de uso e na escolha de materiais adequados para ajudar na sensação de amplitude. A arquiteta elegeu elementos que fazem referência à ancestralidade e à cultura brasileira, artefatos indígenas e artesanato regional, transitando em perfeita harmonia, além de valorizar a beleza da natureza original do nosso país. Um visual muito bem caracterizado criado de maneira sutil, complementados com os desenhos da artista e arquiteta Maria Emília Rostaiser, as fotografias fine art do artista Melo Bastos e os demais objetos decorativos dando um toque final ao ambiente. Os espelhos orgânicos dentro de troncos de árvore da artista Rosana Ciotta simbolizam a conexão com a natureza e o olhar para dentro de si.
Dentro das cabines sanitárias, quadros com paisagens brasileiras representam janelas que conferem uma imersão à natureza, como um escapismo sensível necessário para promover bem-estar. Um dos quadros traz a imagem de uma GAMELEIRA ou FIGUEIRA, dizem que testemunharam toda a história da humanidade e muitas religiões a respeitam como centro de conexão com os deuses.
Pedras egípcias irregulares revestindo as paredes representam arquiteturas primitivas feitas em pedra, o modo de morar mais antigo da humanidade, além da beleza do que é imperfeito e atemporal, como aborda a filosofia japonesa “wabi-sabi”. As luminárias de diversos modelos em fibras naturais e plantas pendentes em cúpulas de madeira africana fazem uma alusão à diversidade. Já a fachada e as portas das cabines sanitárias são revestidas em sisal, cordas confeccionadas a partir de uma planta típica de regiões semiáridas, que, por ser muito resistente, representa força, além de ser um elemento muito presente no artesanato brasileiro; há também um banco no formato de um tamanduá confeccionado por índios do Xingu: escultura feita a partir de um único tronco de árvore, às vezes com grafismos.
A sonorização do ambiente com sons da natureza e músicas relaxantes, representam a necessidade de equilíbrio. Para fechar o projeto e a estreia com chave de ouro, todos os elementos em madeira do espaço são certificados ou de árvores caídas, além dos objetos decorativos serem artesanais, o que representa meios de produção mais sustentáveis.
“Atrás de mim estão todos os meus ancestrais me dando força. A vida passou através deles para chegar até mim. E em honra a eles eu viverei plenamente.”
Bert Hellinger
Confira as empresas que fizeram parte do projeto
Em sua estreia na CASACOR SP, a arquiteta Sabrina Gnipper traz reflexões indígenas e do artesanato brasileiro, com um conceito ousado, criativo e acolhedor no espaço de 14m², intitulado “Banheiro Toré”…
Em sua primeira participação na CASACOR São Paulo, a arquiteta Sabrina Gnipper apresenta um conceito ousado, criativo e acolhedor em apenas 14 m²…
Maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, a CasaCor São Paulo já está aberta ao público. E neste ano está localizada no Parque Mirante…
São 56 projetos inéditos reunidos no Parque Mirante, anexo ao Allianz Parque, inspirados no tema A Casa Original. Dá para imaginar a dimensão?
Após longa temporada de 14 anos no Jockey Club, a maior e mais reconhecida mostra do segmento de arquitetura, decoração, design e paisagismo das Américas…
Com o tema “A Casa Original”, a Casa Cor São Paulo estreia este ano em um novo local: no Parque Mirante, do Allianz Parque. Devido à pandemia, o morar ganhou um novo sentido…
Reflexões sobre o morar contemporâneo, a busca pela ancestralidade e o equilíbrio entre passado e futuro são algumas propostas da 34ª edição da CasaCor São Paulo, que traz como tema A Casa Original.
Esse piso de pedra merecia cuidados! Mas com SALVAPISO, a obra da arquiteta @arq.sgnipper em @casacor_oficial foi tranquila. E ela criou um banheiro charmoso que é funcional (ou seja, se você for visitar a mostra para se inspirar…
Um novo e inusitado endereço, o Parque Mirante, no complexo de futebol, Arena Allianz Parque, vai ganhar vida e ser palco para hospedar a 34ª CASACOR São Paulo 2021, referência nacional em décor e design e a maior mostra da América Latina.